Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

QUANDO A LEITURA DAR ASAS À IMAGINAÇÃO DO JOÃO...

O fato de o João estar tendo dificuldade para aprender a ler é algo que está me intrigando no momento. Já pensei em procurar um psicopedagogo, pesquisei sobre dislexia, o levei ao oftalmopediatra, mas, no entanto, o diagnóstico dado por mim e pela professora é que ele sofre mesmo de "preguicite aguda"!!

João sempre adorou historinhas. Lembro- me bem do quanto gastávamos comprando aquelas coleções de livrinhos infantis cada vez que íamos ao shopping. Era escândalo toda vez que passávamos em frente ao quiosque, e ao contrário de mc lanche feliz, era dos livrinhos que ele não abria mão de jei-to ne-nhum! Isso sem falar quando ele trazia do colégio e que o vendedor, nada espertinho, ainda mandava um "singelo" bilhetinho, do qual tinha escrito "só abrir se o papai ou a mamãe aceitar!" E já que ele tinha mandado, não tinha mais o que discutir, é claro que tínhamos que aceitar! 
O papai Beto deve se lembrar muito bem dessa época "cultural" do João, em que além de lermos repetidamente as mesmas fábulas, ainda tínhamos que assistir às historinhas (que vinham no dvd junto com as coleções), todas às noites, antes do João dormir.
 Seu fascínio por livros não ficou só no passado, gosto pelo qual perdura até os dias de hoje. Semana passada, teve uma feira de livros no colégio do João e lá se foram mais 20 reais de livrinhos novos para sua coleção! Apesar de dividir também o seu tempo livre entre jogos do computador, vídeo game e desenhos animados, o João sempre ME PEDE PRA LER  os seus livrinhos prediletos. E isso, é claro, que não dá pra negar! 
Incentivar às crianças ao hábito da leitura é algo muito importante! Podemos com isso auxiliar no seu desenvolvimento, estimular a sua imaginação, além de ser muito prazeroso também!
E por falar em imaginação... Ontem, quando estava vendo as tarefas que o João tinha feito na sala de aula, pela manhã, fiquei mais uma vez encantada com a sua criatividade. A tarefa pedia para que ele  identificasse qual era o título da história (do qual  tinha lido um trecho anteriormente), e logo após fizesse uma ilustração da mesma. 
Quando eu vi o desenho, fui logo elogiando:
_ Filho, que lindo! Essa é a historinha da Chapeuzinho Vermelho e essa daqui é ela, né? (achei estranho ele não ter pintado a bonequinha de vermelho... Mas, tudo bem!).
Ele olhou pra mim meio desconfiado e respondeu:
_Não, mamãe, aqui é o lobo mau! A chapeuzinho tá lá dentro da casinha com a vovozinha...

Mais quanta falta de atenção esta minha!!!!!
Postei as fotos pra vocês conferirem:








Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...